Mostra de Autores Desconhecidos
O projeto (2013-2023)
A “Mostra de Autores Desconhecidos” é uma iniciativa da IGAC, que se insere no âmbito da responsabilidade social da organização. Este projeto assume a configuração de um concurso e tem como principal objetivo despertar a veia artística de pessoas inseridas em ambientes vulneráveis (por razões económicas, sociais ou outras), evidenciando assim a riqueza e diversidade culturais de diferentes origens.
A génese do projeto data de 2013, altura em que se começaram a traçar as linhas orientadoras, numa lógica de governação integrada. Foi nesta fase de planeamento que a IGAC, com o apoio da IPSS “Entrajuda”, começou a fazer os primeiros contactos com instituições do Terceiro Setor no sentido de apurar a pertinência e acolhimento do projeto junto das populações servidas por essas mesmas instituições, o que veio a ser confirmado nos contactos realizados junto das instituições e nos resultados da 1ª edição.
Objetivos Gerais
- Premiar a criatividade artística e dar visibilidade a autores desconhecidos;
- Sensibilizar os intervenientes para a interiorização de comportamentos associados à defesa do Direito de Autor;
- Promover o reconhecimento social dos autores oriundos de áreas menos favorecidas ou mais adversas;
- Promover o conhecimento sobre as áreas de atuação da IGAC, aumentando a sua visibilidade numa lógica de simultânea promoção das competências pessoais e sociais do público-alvo.
Edições
Inicialmente enquadrada pelo V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017, e pelo II Plano para Integração do Imigrantes, da responsabilidade da Comissão Nacional para os Direitos Humanos, a “Mostra de Autores Desconhecidos” conta já com quatro edições:
- a I edição, ocorrida em 2014, foi dirigida a criadores (com mais de 16 anos) residentes ou enquadrados em funções de apoio em zonas urbanas menos privilegiadas da Área Metropolitana de Lisboa;
- a II edição data de 2015, destina-se à população reclusa: homens e mulheres, de todos os estabelecimentos prisionais do país;
- a III edição data de 2016, destina-se a jovens entre os 16 e 21 anos que se encontram em regime de acolhimento residencial em equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Casa Pia de Lisboa.
- a IV edição data de 2023 e dirigiu-se a adultos a partir dos 18 anos, em situação de sem abrigo. Este projeto enquadra-se na participação do setor da cultura na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA). Esta Edição contou com a estreita Colaboração da Serve the City, uma rede de voluntariado mundial de organizações locais em mais de 80 cidades em todo o mundo, que procura mobilizar pessoas de todas as condições e convicções para uma cidadania ativa, responsável e de proximidade.
Para mais informações, clique aqui.
Parcerias
A IGAC tem apostado no envolvimento de outras entidades e no estabelecimento de parcerias, em função da oportunidade temática.
A Associação DNS.pt tem sido um parceiro constante desde o início, assumindo os prémios destinados a distinguir as melhores obras, ofertas estas, de cariz tecnológico, que pretendem imprimir uma lógica pedagógica e o aumento da literacia digital.